On 21:22 by Koji Sakamoto   18 comments

O titulo pode parecer estranho, mas é isso mesmo, quem não consegue arranjar um(a) namorado(a), é egoísta, fica pensando em si mesmo e não se preocupa em fazer outras pessoas felizes.

O(a) namorado(a) é uma pessoa que Mokiti Okada coloca em nosso caminho para fazermos felizes. O problema é que o jovem sempre acha que namorado(a) é alguém que Deus nos manda para nos fazer feliz. Aí, mesmo namorando, alimenta seu próprio egoísmo. Conclusão, não dá certo.

Felicidade é como uma bacia cheia de água: se puxarmos a água (felicidade) para o nosso lado, ela nos escapa por entre os dedos e vai embora. Mas se, ao contrário empurrarmos essa água para longe, para o próximo, aí sim, seremos felizes. Mokoti Okada é claro: “Para sermos felizes devemos, primeiramente, fazer as outras pessoas felizes.”

Numa das aulas que ministrava semanalmente a alguns jovens, perguntei a cada um, se namoravam e caso a resposta fosse negativa perguntava o porquê. Quando me dirigi a uma jovem membro, ela respondeu que não namorava, tinha terminado um relacionamento recentemente. Perguntei-lhe porquê.

“Porque ele era estúpido e grosso comigo e havia me enganado: tinha outras namoradas.” Tudo o que dizem do namorado ou namorada, estão dizendo de si mesmos. E temos que namorar a pessoa que Mokiti Okada nos envia, procurando salvá-la para a Obra Divina, construindo essa pessoa para o próximo.

Ela ficou indignada em ter que namorar alguém construindo para outras mulheres. O objetivo desta orientação era o desapego e a confiança em Mokiti Okada. Assim, com a missão cumprida Deus lhe enviará uma pessoa muito melhor com o tempo.

Essa jovem, que já percebia o tamanho do seu egoísmo, e que quando recebia uma orientação encarava-a como um desafio, resolveu que para encarar essa difícil missão teria que buscar um caminho: o crescimento espiritual. Decidiu ficar um ano sem namorar.

Passado um tempo, um rapaz, também membro da Igreja começou a se aproximar dela. Até que ele perguntou-lhe se tinha namorado. Imediatamente, ela respondeu que não e lhe falou a prática que estava fazendo.

Ele respondeu: “Quem não namora é egoísta. Vamos tentar construir algo juntos.” Nervosa, ela pediu um tempo para pensar. Ela evitou, mas acabou entendendo que era alguém que Mokiti Okada lhe enviara para fazer feliz.

Eles começaram a namorar, e aos poucos, ela foi compreendendo que aquele namorado tinha vindo por Vontade Divina e não pela sua própria vontade. O namoro continuou e dois anos depois eles se casaram.

É importante namorar, mas devemos ter em mente que a nossa missão é fazer o outro feliz em primeiro lugar, vencendo barreiras como o egoísmo e o apego.

18 comentários:

  1. O que fazer então pra modificar essa atitude egoista da pessoa que muitas vezes nem ela mesma sabia que tinha?

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se entendi.....quem nao namora é egoista,e quem namora tambem se....ela pensar que o outro a fará feliz certo? Mas se eu estiver bem comigo posso passar felicidade para o proximo naturalmente, serei um manancial de felicidade e atrairei felicidade,coisas boas atrairao coisas boas , boa sorte atrairá boa sorte entao tudo começa em mim... é isso?

    ResponderExcluir
  3. oi sensei e quem não consegue atrair namorado, mesmo tendo o desejo de fazer algume feliz? Comecei a seguir esssa sua orientação tem um tempo, os meus ex namorados estão realmente bem e atribui muito a minha participação em suas vidas, chegando ate a agradecer, contudo eu não tenho ninguem e o meu ex vive ao meu lado como colega profissional e atribui o seu crescimento como pessoa a minha companhia e afirma hj ate buscar o caminho da espiritualidade. O interessante é que ele gosta de mim e eu dele, isso é nitido, mas não namoramos o que faço?
    A nossa afinidade é muito boa, viviamos super feliz e derrepente acabou o namora e não sabemos nem porque!
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Eu fico me perguntando todos os dias pq existem mulheres bonitas, inteligentes, que nao conseguem atrair ningem e nao namoram há anos... são pessoas educadas, messianicas, fazem o bem a humanidade... isso me intriga..nao sao felizes completamente... queria entender pq? .. ou tentar ver de algum angulo que eu nao fique tao intrigada...

    ResponderExcluir
  5. isso realmente ainda é uma coisa a resolver na minha vida e que em alguns aspectos nao consigo entender essa orientacao...porque que quando me interesso por alguem, parece que afasto aquela pessoa de mim...e qdo nao quero namorar aquela pessoa ela quer me namorar...nao deveria ser assim...a reciproca deveria ser verdadeira sempre quando existe boas intencoes...e tudo seria tao mais facil...sou uma mulher bonita, simpatica, inteligente, companheira,amiga, alegre, batalhadora, dedicada ao crescimento espiritual,venho buscando no dia a dia praticar os ensinamentos de meishu sama, gosto de fazer felizes as pessoas que convivem comigo, náo procuro em um relacionamento a minha felicidade, mais as vezes me sinto sozinha e gostaria de alguem pra dividir as alegrias e tristezas, pra dar risadas, pra trocar carinho, pra amar e ser amada...acho que relacionamento é isso, uma troca...vc só se doando em um relacionamento tambem nao funciona...estou solteira a 2 anos e procuro alguem especial para dividir isso tudo cmg...mais será que é por isso que nao aparece?porque eu quero que apareca?tenho que nao querer para aparecer alguem legal?mais tudo bem...sigo minha vida...sempre muito feliz, buscando fazer outras pessoas felizes e GRATA por tudo que Deus e Meishu-Sama proporcinam em minha vida!!Obrigada pelas orientacoes sansei
    Janaina

    ResponderExcluir
  6. Sou uma pessoa que sempre tento sentir suas orientações, mas nesse aspecto tenho muitas dificuldades de praticar pois as vezes as pessoas que aparecem em nossa vida não tem os mesmos objetivos que os nossos. As vezes não querem namorar, só querem curtir o momento e as vezes magoam muito as outras pessoas. O que fazer quando apesar de seguirmos os ensinamentos do Messias continuamos atraindo este tipo de pessoa. Muito Obrigada pela sua existência e por seus ensinamentos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito na mensagem, pois sou casada, mas no que diz esta mensagem vejo ela em todos os aspectos nao so com namorados mas em todas as situaçoes devemos ver se o nosso proximo esta feliz, se nao devemos ajudar.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com todos os comentários postados e afirmo que comigo também acontece o mesmo. Há anos procuro alguém para fazer feliz, e quando aparece alguém (messiânico) a pessoa simplesmente"Some", ou seja, não qeur compromisso!
    O que fazer? Continuar a esperar? Deixar o tempo passar? Sinto que não conseguirei fazer ninguém feliz assim, apesa de todas as orientações que venho recebendo de não puxar a felicidade (bacia) para mim, mas sim, afastá-la.

    ResponderExcluir
  9. Tudo que se relaciona a namoro, não funciona matematicamente, pois, existem muitas variáveis, principalmente no nível da espiritualidade. Para entender melhor vamos racionalizar: 1. Tudo acontece de acordo com a lei da afinidade, 2. Nós atraímos as pessoas de acordo com o nosso nível espiritual. 3. Quando ficamos muito apegados, também não conseguimos o que desejamos. 4. Influência do que trouxemos da vida anterior, principalmente máculas ligadas a relacionamento; 5. Herança dos nossos ancestrais e finalmente 6. tudo que acumulamos até hoje espiritualmente falando.

    ResponderExcluir
  10. Sou messiânica desde setembro de 2008 de Salvador-Ba, tenho 22 anos, sou fã dos seus livros, adoro o modo como você trata de diversos assuntos principalmente temas amorosos.Gostaria muito de saber o que Meishu Sama ou Nidai Sama falam a respeito da sexualidade. Ainda sou virgem, não tenho namorado, não tenho pretensão de casar virgem e gostaria de entender um pouco da visão messiânica no que se refere a esse ponto que percebo não ter muitas literaturas esclarecedoras. Atualmente me encontro numa dúvida terrível se devo ou não perder a virgindade com um namorado, se devo esperar a pessoa certa ou me deixar levar pela emoção e pelas oportunidades que tenho tido agora com garotos com os quais não tenho um relacionamento fixo. Penso no que minha mãe vai dizer, enfim gostaria muito de ouvir seu ponto de vista baseado nos princípios messiânicos.

    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  11. Mesmo namorando a 8 anos, devo prepara minha namora p outro?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Reverendo Sakamoto,tudo bem com o senhor?Dediquei com o senhor no Johrei Center da Vila Mariana em 1991,meu nome é Catia Takahashi,atualmente vivo no Japão e dedico no Johrei Center de Hamamatsu.
    Não sei se aqui seria o locar adequado para lhe pedir uma orientação,mas estou desorientada!!!
    Recentemente estive no Solo Sagrado de Hakone,e fiz um pedido a Nidai Sama,que me trouxesse um namorado com todas as qualidades que eu idealizo em um homem,20 dias depois para minha surpresa,conheci um rapaz atraves de um site de relacionamentos,começamos a conversar,trocamos emails,telefones,pois tinhamos muitas coisas em comum,muitas afinidades,o nosso papo foi muito agradavel,me tratou com respeito e muita atenção!
    Em um determinado tempo da conversa,perguntei se ele era casado,e ele logo respondeu que sim,mas que tinha problemas no casamento,pois ja fora separado,ambos namoraram outras pessoas nessa época,pergunte-lhe se a esposa dele nao ficava brava por ele estar teclando com outra mulher,e ele repondeu que qualquer homem ou mulher ficariam,mas que o tempo e a distancia estavam sendo um obstáculo no casamento deles.
    Perguntei se ela tinha ido embora para o Brasil,e ele respondeu que ele é que tinha vindo para o Japão e ela não quis acompanhá-lo.
    Assim ficamos nos comunicando atraves de emails e por telefone,fui ao Johrei Center e conversei com o Ministro responsável,e ele me falou que não foi por acaso que conheci esse rapaz,mas que eu so saberia o por que de ter conhecido ele,depois que eu o conhecesse pessoalmente,orientou me tambem a fazer anuncio aos antepassados dele.
    Só sei que acabamos nos conhecendo pessoalmente após 20 dias desse primeiro contato pela internet,e acabamos ficando juntos,fiquei muito confusa pois me deixei levar pela atração que é muito forte,pela minha carência,e fiquei com a consciencia pesada.
    Estou em busca de uma resposta,tentando entender porque conheci esse rapaz justamente apos fazer o pedido a Nidai Sama,ontem dia 04/12/2011 estive no Solo Sagrado de Kyoto,e pedi para que Deus ,Meishu-Sama e Nidai Sama,me dessem forças para eu me desapegar desse rapaz,e que se eu tiver que ajuda-lo a ser feliz,que me dessem essa permissão!
    Gostaria de uma orientação Reverendo,pois me encontro totalmente perdida e sem saber o que fazer!
    Espero por uma reposta!
    Muito Obrigada!Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá eu sou um frequentador da Igreja Messianica em Mauá-SP tenho 31 anos e estou á procura de uma namorada p/ sermos felizes, tenho certeza q Deus em Sua plenitudde e por intermédio do Messias Meishu Sama vai me abençoar com uma bela flor, concordo dom o texto dito acima, pois o amor é antes de mais nada "DOAÇÃO", não podemos coagir outras pessoas a serem oq queremos,isso é pobreza de espirito, de vemos fazer nossa parte e deixar q Deus se imguba de fazer o resto, lógico q uma sintonia com os + altos ideais espirituais é sem duvida primordial! Caso alguma flor queira uma jovem jardineiro p/ regar asua vida de alegria e companherismo, me conheçam:meu nome é Rodolfo dododec23@hotmail.com Bjos abraços e tdas as bençãos dos Céus!!

    ResponderExcluir
  14. Meu nome è valdir e sou do pechincha em jacarepaguà bem, literalmente nao dou sorte em meus relacionamentos morei com uma garota por dois anos no qual tivemos uma filha mas nen assim deu certo e depois do tèrmino ja tentamos voltar e sempre acaba rolando uma atraçao fìsica e sabe ne? sò que depois ela age como se nao tivesse gostado e diz que nen porisso estamos juntos foi assim domingo passado, fui ver minha filha e acabou rolando só que isso me faz mal.depois de tudo que nos aconteceu ela me disse que conheceu uma pessoa e que estava se relacionando com ela eu disse : por que ficamos entao ? aí ela disse que se arrependeu meus dias estao horriveis e triste sou membro desde 2001fiquei atualmente afastado por seis meses mas , estou de volta a igreja e dedicando. preciso muito de orientaçao para sair dessa beijos a todos . vou deixar meu email , valdirferreiradacosta2@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. bom dia reverendo,é a Amanda,aqui do Guarujá,tudo bem?
    Lembra da nossa conversa há um tempo atrás?Estou sem namorar faz um bom tempo,conheci alguns rapazes nesse período de tempo,um deles trabalha no mesmo lugar que eu,somos muito amigos,ele me trata superbem,disse que sou muto bonita,que gosta muito de mim,mas tem medo de se envolver comigo pelo fato de trabalharmos juntos,mas para empresas diferentes.gosto muto dele também.o que o senhor tem a dizer para mim nessa ocasião?

    ResponderExcluir
  16. Meus relacionamentos não passam de 6 meses.Fiquei 5 anos sem nenhum relacionamento, então ano passado fui fazer um curso referente ao meu trabalho.NO final do curso todos trocamos telefone, 2 dias após recebi uma mensagem no meu celular de um nº não conhecido, respondi,perguntando quem era e ele respondeu se identificando,apartir dai começamos s trocar mensagens várias vezes ao dia por 2 meses+/_ e ai começaram as ligações + algum tempo,ele marcou 2 vezes de sairmos e simplesmente sumia naõ atendia o telefone e não respondia as mensagens ai voltava com uma desculpa que não tinha conseguido folga(ele trabalha numa comunidade terapeutica p/dependentes quimicos), tinha crises de depressão, conversarvamos,inclusive mandava por mensagem alguns ensimentos de nosso mestre Meishu-Sama,ficava bem eu sempre perdoava ele me conquistava cada dia mais, até que saimos pela 1ªvez, continuamos a nos falar diariamente, até que pelo facebook descobri que ele estava namorando,trocando juras de amor e que começou 2 dias após termos saido.Não me atendia mais no telefone e nem respondia as mensagens,simplesmente parece que passou a me odiar.Então eu pérgunto: se foi nossos antepassados que cruzaram nossos caminhos,porque essa mudança dele tão repentina?Aonde foi meu erro? confesso que nos 1ºs dias fiquei muito magoada e chocada com os fatos mas não consigo odia-lo eu já perdoei deixei passar um tempo tentei falar com ele e não me atende e nem responde o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite sensei, tive um relacionamento de 6 anos, acabou mas não existe magoas, ele me agradeceu e disse que tudo o que ele tinha conseguido tinha sido com minha ajuda, eu agradeci a ele por que mudei tb muito e aprendi muito. Mas depois de um tempo sozinha, começo um relacionamento e logo termina, não por que não daria certo, mas na ultima vez eu ouvi que era uma m ulher muito especial, mas que ele voltou a gostar de uma ex. Fico pensando o que estou fazendo de errado...

    ResponderExcluir
  18. Nunca fiz boas escolhas. N estou mais confiando em mim. Preciso aprender s ser só. Pq m posso me perder no outro . estou c mto medo de amar pq sempre penso na perda do outro e depois de mim. Fico depressiva e me isolo

    ResponderExcluir