On 05:25 by Koji Sakamoto 1 comment
Há alguns dias recebi um comentário em que a leitora relata que já leu por algumas vezes o meu livro. Parabenizei-a pela prática, e comentei que cada vez que lemos, nos aproximamos mais do sentimento e do desejo do autor. Começamos a entender o verdadeiro sentido daquilo que foi escrito.
Realmente é muito interessante, sentimos sabor em ler um livro. O mesmo acontece quando mastigarmos por muitas e muitas vezes um alimento, aí sim começamos a perceber o seu verdadeiro sabor. Como nos transmitiu Mokiti Okada, quando mastigamos o arroz japonês (sem tempero) por muitas e muitas vezes, começamos o sentir o verdadeiro sabor do arroz.
Comecei a entender um fenômeno muito interessante que ocorre com os leitores de livros principalmente de auto-ajuda, que apesar de serem os títulos mais vendidos do mundo, não resolvem o maior problema das pessoas que é a auto-estima.
Percebo que se continuarem assim, essas edições serão inesgotáveis, pois, a reação das pessoas têm sido a mesma quando sai um novo livro. Quando o lêem acham que é o melhor dentre todas as edições, mas os seus problemas continuam.
Portanto, a leitura ocorre de maneira superficial, não aprofundando como deveria até entender o sentimento do autor. Se assim fosse o leitor seria beneficiado sendo atendidas todas as suas necessidades. Sinto que todos os autores têm o desejo de ajudar as pessoas através de suas experiências, mas muitas vezes não conseguem alcançar esse objetivo.
Uma vez ouvi que para uma pessoa assimilar com profundidade o conteúdo de um livro precisaria ler no mínimo cem vezes. Realmente é muito interessante, quando lemos um livro pela primeira vez, temos uma visão e compreensão, quando lemos pela segunda vez, temos a sensação que alguma parte do livro não havia sido lida, ou não a teríamos compreendido e assim por adiante até a última leitura. Parece que a percepção de novas informações nunca acaba.
Gostaria que fizessem uma experiência, escolhessem um livro e o lessem pelo menos cinqüenta vezes e depois avaliassem o resultado. Este será imprevisível. Assim vocês redescobrirão excelentes livros que compõem as suas bibliotecas.
Toda leitura precisa trazer algum resultado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Postagens populares
Seguidores
Quem sou eu
- Koji Sakamoto
- São Paulo, SP, Brazil
- Durante mais de 30 anos tive a permissão de atender centenas de casais ou cada um dos pares, orientar e monitorar até a melhora do relacionamento. A obra lançada em 2008 com o título de A FELICIDADE NO CASAMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA UM é uma edição aprimorada com novas histórias, orientações e principalmente práticas da anterior EM BUSCA DA FELICIDADE NO CASAMENTO lançado em 1998 alcançando uma tiragem de 60.000 exemplares.. Poderemos até entender como uma evolução, não só no seu conteúdo, mas no seu título, pois, com o desenvolvimento das práticas e principalmente as mudanças que vem ocorrendo no mundo invisível e ganhar a permissão de perceber que não basta buscar fora, o que sempre existiu dentro de cada um.
Tecnologia do Blogger.
Realmente tenho vários livros e alguns deles já li diversas vezes, em cada leitura parece que havia deixado de ler alguma parte anteriormente. A visão e interpretação daquilo que reli é totalmente diferente, parece que há um complemento e minha percepção da história é melhor! Abraços
ResponderExcluir