On 10:10 by Koji Sakamoto   2 comments

Tem um história de um rapaz que acompanhei. Ele fazia comigo um curso que costuma dar a empresários sobre “A Empresa do Ser”. Em meio a uma conversa, ele acabou desabafando comigo sobre seu casamento e o relacionamento com a esposa. “Quando fiz o curso para empresários do Sr. Sakamoto, esperava obter um melhor desempenho  nas relações com os clientes. Minhas relações comerciais e pessoais andavam muito mal, não sabia porque, mas culpava os outros pelos problemas que estava passando. Achei que ia acabar sem clientes. Na verdade estava acabando mesmo sem clientes e sem relacionamentos. Sempre olhava para fora de mim, achando que todos em volta estavam com problemas. TUDO SEMPRE ESTÁ DENTRO DE NÓS,  na forma como vemos as coisas, no sentimento que nos liga a tudo. Eu nunca tinha parado para agradecer...

Como parte da prática do curso de empresários, o Sr. Sakamoto nos deu a tarefa de falar 10 “muito obrigado”por dia(anotando sistematicamente num papel cada “muito obrigado”!). Mas não parava aí: tinha, também, que receber 10 obrigados por dia! Isso já me fez começar a perceber o quanto meu sentimento passava longe disso. Quando ele deu a prática, achei que fosse simples, mas no dia a dia, fazer isso entrar na nossa rotina, sem falhar, não é fácil não. Mas já foi um início de aprender a ter gratidão por tudo e todos. Isso foi iniciando uma mudança de paradigma no meu dia a dia.
Outra prática foi a de escolher uma pessoa com a qual estivesse tendo problemas para enumerar 20 qualidades dessa pessoa. Fui orientado a escolher minha esposa, da qual estava separado há poucos meses, a maior fonte de conflitos na época. O Sr. Sakamoto me disse que assim estaria limpando o espírito para novos relacionamentos.
Recém separado, após 10 anos de casado, tudo o que eu queria eram novos relacionamentos, me sentia livre e queria aproveitar minha nova vida de solteiro. Nem precisa dizer o quanto foi difícil, naquele momento eu não conseguia ver uma só qualidade nela(a iniciativa da separação partiu de mim). Toda semana eu prometia a entrega do trabalho com as 20 qualidades para a semana seguinte. Pensei: se conseguir enumerar 20 qualidades nela, vai ser fácil conseguir isto com meus clientes, afinal foi para isso que resolvi frequentar aquele curso.
O curso explicava a relação de Causa e Efeito, de uma forma muito clara e objetiva, sem doutrinações. Como alguém pode querer atender a um cliente sem desejar ajudá-lo e ao seu negócio? Todos aqueles conceitos do “empresário do ser” quebraram paradigmas. Aprendi como tornar-me um melhor filho, pai, empresário, fornecedor, cliente, marido (ex-marido), namorado, etc. Aprendi a aceitar os defeitos dos outros e a aceitar melhor os meus defeitos.
Realizei as práticas propostas no curso e elas promoveram uma quebra nos vícios de relacionamento que me levaram aos problemas que estava tendo. Agora estava pronto para preencher as 20 qualidades da minha (ex) mulher e finalmente entreguei a tarefa.
Um mês depois de entregar a tarefa ao Sr. Sakamoto estava morando novamente com minha mulher! Esta era uma situação impossível de se imaginar, uma vez que nunca vivemos bem, as brigas eram constantes e resultaram na separação. Ela me aceitou e eu a aceitei e desde então vivemos num clima de lua de mel, e já se passaram 3 anos.”

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que história bonita. Um caminho simples e que mostra a importância da prática para abrir o coração para o sentimento de gratidão! Parabéns!!!

    ResponderExcluir