On 14:09 by Koji Sakamoto 2 comments
À primeira vista parece muito fácil para todos, mas no
desenrolar das reuniões percebe-se que normalmente as pessoas que nunca lidaram
com assuntos como DEFINIR A MISSÃO até na vida pessoal, se torna mais difícil,
demorando muito até a sua redação final .Mas como a definição é de suma
importância para o destino da empresa é preciso concretizar a redação final..
Percebi que a dúvida começa na origem, isto é, na missão
da empresa em relação aos segmentos que direta ou indiretamente serão
influenciados ou afetados pelos produtos ou serviços oferecidos.
Muitos textos de missão e visão são cópias extraídas na
Internet, mas que não transmitem os verdadeiros desejos e sentimentos da
direção da empresa, e as vezes têm conteúdo que certamente a empresa não
conseguirá cumprir. Depois, do texto definido é imposto junto aos seus
colaboradores, fornecedores, parceiros, governo e a própria sociedade.
Tal prática além de não estar dando o resultado almejado,
ao contrário está criando problemas, pois, não conseguem viabilizar na prática.
Mas não pensam que a própria missão elaborada de maneira simplória é a
causadora dos desajustes. Algumas empresas nem se preocupam em elaborar a missão,
achando ser um luxo, ou não ter necessidade por não entenderem a sua
importância.
Numa oportunidade recebi uma mensagem muito interessante,
onde o Sr. João Satt Filho , faz a citação de Jack Welch “A missão deve ser
estratégica, incrivelmente focada em como vencer, por valor e não só por preços
baixos, a concorrência na preferência do consumidor. A missão correta é parte
do sucesso, mas se os valores da empresa não estiverem orientados no sentido de
validar a mesma, de nada vai adiantar saber o que deve ser feito para chegar ao
sucesso. Sem pessoas alinhadas, uma empresa não chegará a lugar nenhum.
Em uma das leituras e pesquisas que fiz, selecionei mais um
texto de suma importância do conhecido PETER DRUCKER, sobre missão. “UMA
EMPRESA NÃOS SE DEFINE PELO SEU NOME, ESTATUTO OU PRODUTO QUE FAZ: ELA SE
DEFINE PELA SUA MISSÃO. SÒMENTE UMA DEFINIÇÃO CLARA DA MISSÃO É RAZÃO DE
EXISTIR DA ORGANIZAÇÃO E TORNA POSSÍVEIS, CLAROS E REALISTAS OS OBJETIVOS DA
EMPRESA”.
Portanto, será muito importante debruçar na elaboração do
tema “Missão” até a sua definição pela sua importância, como escreve o outro
mago da administração S. TILLES. “Voce pode não aprender muito ao ler a missão
de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la.
No exercício de elaborar a missão o empresário começa a
redefinir os valores de seus produtos e serviços.
É o momento de revisão e adaptação para estar adequado à
missão que está sendo redigida tornando-a verdadeira.
Através desse exercício, a direção começa a mudar, e
alinhar o seu pensamento e sua ação, com isso os resultados começam a aparecer.
Assim com a direção praticando a verdadeira missão fica
fácil a implantação junto aos colaboradores, fornecedores, parceiros e todos os
segmentos ligados a empresa.
Todo esse exercício contraria dois adágios populares
muito conhecidos: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” ou “ Casa de
ferreiro, espeto de pau”, provando que para ser verdadeiro precisamos praticar
justamente o contrário.
O importante é no ato de elaborar a missão, compreender
que quem delega a missão é Deus, Universo, Cosmo. Portanto, deveremos como
empresa prestar serviços ou oferecer produtos que estejam de acordo com a
Vontade de Deus, isto é, que não seja prejudicial à sociedade, principalmente
ao nosso Planeta, que seja benéfica para as pessoas, procurando levar
felicidade, e que naturalmente seja interessante para a empresa.
Conseguindo oferecer produtos e serviços que satisfaçam
aos parceiros, e que seja motivo de orgulho dos colaboradores, fornecedores,
sociedade e o próprio governo. Assim estará cumprindo a missão e não haverá
razão para não prosperar e alcançar o sucesso tão almejado.
Comece pensando: Como posso ajudar a CONSTRUIR UM MUNDO
MELHOR?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Postagens populares
Seguidores
Quem sou eu
- Koji Sakamoto
- São Paulo, SP, Brazil
- Durante mais de 30 anos tive a permissão de atender centenas de casais ou cada um dos pares, orientar e monitorar até a melhora do relacionamento. A obra lançada em 2008 com o título de A FELICIDADE NO CASAMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA UM é uma edição aprimorada com novas histórias, orientações e principalmente práticas da anterior EM BUSCA DA FELICIDADE NO CASAMENTO lançado em 1998 alcançando uma tiragem de 60.000 exemplares.. Poderemos até entender como uma evolução, não só no seu conteúdo, mas no seu título, pois, com o desenvolvimento das práticas e principalmente as mudanças que vem ocorrendo no mundo invisível e ganhar a permissão de perceber que não basta buscar fora, o que sempre existiu dentro de cada um.
Tecnologia do Blogger.
A dica é muito boa!!
ResponderExcluirExcelente texto! Muito Obrigada!
ResponderExcluir