On 14:09 by Koji Sakamoto   2 comments
À primeira vista parece muito fácil para todos, mas no desenrolar das reuniões percebe-se que normalmente as pessoas que nunca lidaram com assuntos como DEFINIR A MISSÃO até na vida pessoal, se torna mais difícil, demorando muito até a sua redação final .Mas como a definição é de suma importância para o destino da empresa é preciso concretizar a redação final..

Percebi que a dúvida começa na origem, isto é, na missão da empresa em relação aos segmentos que direta ou indiretamente serão influenciados ou afetados pelos produtos ou serviços oferecidos.

Muitos textos de missão e visão são cópias extraídas na Internet, mas que não transmitem os verdadeiros desejos e sentimentos da direção da empresa, e as vezes têm conteúdo que certamente a empresa não conseguirá cumprir. Depois, do texto definido é imposto junto aos seus colaboradores, fornecedores, parceiros, governo e a própria sociedade.

Tal prática além de não estar dando o resultado almejado, ao contrário está criando problemas, pois, não conseguem viabilizar na prática. Mas não pensam que a própria missão elaborada de maneira simplória é a causadora dos desajustes. Algumas empresas nem se preocupam em elaborar a missão, achando ser um luxo, ou não ter necessidade por não entenderem a sua importância.

Numa oportunidade recebi uma mensagem muito interessante, onde o Sr. João Satt Filho , faz a citação de Jack Welch “A missão deve ser estratégica, incrivelmente focada em como vencer, por valor e não só por preços baixos, a concorrência na preferência do consumidor. A missão correta é parte do sucesso, mas se os valores da empresa não estiverem orientados no sentido de validar a mesma, de nada vai adiantar saber o que deve ser feito para chegar ao sucesso. Sem pessoas alinhadas, uma empresa não chegará a lugar nenhum.

Em uma das leituras e pesquisas que fiz, selecionei mais um texto de suma importância do conhecido PETER DRUCKER, sobre missão. “UMA EMPRESA NÃOS SE DEFINE PELO SEU NOME, ESTATUTO OU PRODUTO QUE FAZ: ELA SE DEFINE PELA SUA MISSÃO. SÒMENTE UMA DEFINIÇÃO CLARA DA MISSÃO É RAZÃO DE EXISTIR DA ORGANIZAÇÃO E TORNA POSSÍVEIS, CLAROS E REALISTAS OS OBJETIVOS DA EMPRESA”.

Portanto, será muito importante debruçar na elaboração do tema “Missão” até a sua definição pela sua importância, como escreve o outro mago da administração S. TILLES. “Voce pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la.
No exercício de elaborar a missão o empresário começa a redefinir os valores de seus produtos e serviços.
É o momento de revisão e adaptação para estar adequado à missão que está sendo redigida tornando-a verdadeira.
Através desse exercício, a direção começa a mudar, e alinhar o seu pensamento e sua ação, com isso os resultados começam a aparecer.
Assim com a direção praticando a verdadeira missão fica fácil a implantação junto aos colaboradores, fornecedores, parceiros e todos os segmentos ligados a empresa.
Todo esse exercício contraria dois adágios populares muito conhecidos: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” ou “ Casa de ferreiro, espeto de pau”, provando que para ser verdadeiro precisamos praticar justamente o contrário.

O importante é no ato de elaborar a missão, compreender que quem delega a missão é Deus, Universo, Cosmo. Portanto, deveremos como empresa prestar serviços ou oferecer produtos que estejam de acordo com a Vontade de Deus, isto é, que não seja prejudicial à sociedade, principalmente ao nosso Planeta, que seja benéfica para as pessoas, procurando levar felicidade, e que naturalmente seja interessante para a empresa.

Conseguindo oferecer produtos e serviços que satisfaçam aos parceiros, e que seja motivo de orgulho dos colaboradores, fornecedores, sociedade e o próprio governo. Assim estará cumprindo a missão e não haverá razão para não prosperar e alcançar o sucesso tão almejado.

Comece pensando: Como posso ajudar a CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR?

2 comentários: