On 05:48 by Koji Sakamoto 1 comment
Será que as empresas estão conseguindo medir os efeitos
reais da elaboração e prática da missão e visão?
Para as grandes empresas os efeitos certamente serão mais
demorados, mas nas pequenas e micro empresas o efeito é muito rápido. Nos últimos meses percebi fatos interessantes acontecendo
com os parceiros da consultoria e “coaching” que elaboraram e pragmatizaram
suas missões.
Naturalmente as empresas que se empenharam em definir a
missão e alinharam os produtos e serviços estão começando a obter resultados
muito interessantes, em relação a melhora do ambiente interno e externo, bem
como e principalmente nos resultados operacionais, melhorando a qualidade e produtividade.
Presto consultoria para uma escola de definiu na elaboração
de sua Missão que o principal é fazer a felicidade dos colaboradores
(professores e funcionários) em primeiro lugar e posteriormente os parceiros(os
pais). Com isso mudou o relacionamento com os parceiros não só na
nomenclatura (de clientes para parceiros) passando a sentir profunda gratidão
por eles, pois, graças à sua contribuição mensal a escola existe e permite a
empregabilidade dos professores e funcionários, fora outros benefícios
indiretos para a sociedade.
Com essa prática foi extinto o departamento de cobrança e o
departamento jurídico que mantinham sob controle a inadimplência, e foi
substituído por relacionamento e atendimento aos pais, com o objetivo de
procurar todas as razões possíveis para fazer os pais felizes.
Hoje a política da escola é a de fazer todo o possível, para
cumprir verdadeiramente a missão para que os pais se sintam como parceiros ao
ponto de privilegiarem as mensalidades da escola como as mais importantes do
seu orçamento familiar.
Como efeito de todas as práticas, aumentaram
significativamente as matrículas de novos alunos crescendo nos dois anos
seguidos num índice acima da média das escolas particulares. Não sofreram quase nada com a crise, ao contrário
apresentaram um crescimento muito interessante, fruto da fidelização de
colaboradores e parceiros.
Acompanhei a experiência de uma representante comercial que
definiu a sua missão de fazer os parceiros felizes (mudando o tratamento de
clientes para parceiros) e levar com ética todo o desenvolvimento do trabalho
principalmente em relação ao fisco. É interessante, pois, quando comecei a orientação ela
trabalhava normalmente com produtos sem nota ou com meia nota, a mando da
própria empresa pois era de praxe no mercado.
Ela mudou sua postura e acabou incentivando os parceiros a
adquirirem os produtos com notas, foi uma dificuldade muito grande, e
gradativamente alguns parceiros começaram a aceitar e nesse ínterim acabou
mudando de representada que passou a aceitar vendas com nota cheia. Depois
surgiu um outro problemas , os hábitos ainda de alguns parceiros que exigiam
pelo menos meia nota, mas gradativamente estes foram substituídos por novos
parceiros com uma nova forma de pensar e agir.
A seguir acabou mudando para a terceira representada que
agia na plenitude da lei, ficando mais fácil implantar o seu projeto da
legalidade. Com essa postura, acabaram sendo substituídos os parceiros
naturalmente. Hoje todas as empresas que ela representa atuam dentro da lei.
Mais um fato interessante aconteceu nesse período, embora
sendo uma nova representante em pouco tempo começou a alcançar um alto
faturamento e assim se posicionar bem no ranking dos representantes obtendo uma
colocação muito interessante
Atualmente ela vive feliz, sentindo que está cumprindo a
missão e principalmente podendo retribuir a confiança nela depositada pelos
seus parceiros e fornecedores.
Podemos concluir que quando conseguimos cumprir a missão
tudo tende a dar certo.
Existem outras experiências, mas as que foram apresentadas
aqui demonstram que o efeito da Missão existe e, em muitos casos o resultado é
imediato sem se levar em consideração a sua grandeza.
Existem casos de empresas que em função da missão tem
atraído parceiros com o mesmo pensamento e desejo e alguns quando tomam
conhecimento da missão se emocionam até às lagrimas. Acredito que muitas
pessoas estão em busca de empresas que tem essa postura, e quando a encontram a
felicidade é muito grande.
Será que você está conseguindo comprovar os efeitos da
prática da Missão, percebendo nas empresas e no seu ambiente de felicidade?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Postagens populares
Seguidores
Quem sou eu
- Koji Sakamoto
- São Paulo, SP, Brazil
- Durante mais de 30 anos tive a permissão de atender centenas de casais ou cada um dos pares, orientar e monitorar até a melhora do relacionamento. A obra lançada em 2008 com o título de A FELICIDADE NO CASAMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA UM é uma edição aprimorada com novas histórias, orientações e principalmente práticas da anterior EM BUSCA DA FELICIDADE NO CASAMENTO lançado em 1998 alcançando uma tiragem de 60.000 exemplares.. Poderemos até entender como uma evolução, não só no seu conteúdo, mas no seu título, pois, com o desenvolvimento das práticas e principalmente as mudanças que vem ocorrendo no mundo invisível e ganhar a permissão de perceber que não basta buscar fora, o que sempre existiu dentro de cada um.
Tecnologia do Blogger.
Adorei ler esta mensagem Reverendo!! Minha escola tem a missão muito similar a da que o sr acompanha e realmente os resultados estão sendo satisfatórios. Colocar a parceria e a sinceridade em primeiro lugar realmente fazendo-os feliz faz com que atraiamos sem esforço os alunos e as novas parcerias com credibilidade e eficiência. Obrigada pela orientação!
ResponderExcluir