On 18:17 by Koji Sakamoto   8 comments

Em um Congresso para Frequentadores que realizei, observei um jovem membro que estava dedicando. Dirigi-me até ele e convidei-o para participar de uma reunião com jovens que realizava todos os sábados. Percebia que era um rapaz que não se entrosava muito com as pessoas. Bastante orgulhoso, não aceitava a vontade de ninguém a não ser a sua.

Ele começou a participar das reuniões e, um dia, veio conversar comigo, confessando-se abertamente um “encrenqueiro”. Brigava com todo mundo no serviço e nunca pedia desculpas. Ele ia me contando suas dificuldades mas, por nenhum instante, julgava-se errado. Ouvi-o e, a seguir, orientei-o sobre o que Meishu-Sama diz a respeito de “humildade”: “Você conhece o pé de trigo? Sabe como ele é?” “Sim, eu sei” – respondeu. “Pois então, sabe que o pé de trigo, quanto mais carregado de grãos estiver, mais curvo é. Já o que possui poucos grãos, não se curva, está sempre em pé, ereto. Com os seres humanos acontece o mesmo: as pessoas com bastante conteúdo interior se curvam, estão sempre prontas a entender, ajudar e não precisam mostrar que são maiores que ninguém. Já os orgulhos nunca pedem desculpas, nunca pedem desculpas, nunca se curvam, porque possuem poucos grãos, pouco conteúdo inferior”.

Falei-lhe tudo isso de forma rigorosa, mas com amor. Ele compreendeu o que eu havia dito e começou a praticar. Ele não sabia, mas eu havia repetido e explicado de forma bem doce o que Meishu-Sama orienta no Ensinamento “Treino de Humildade”. Com esforço, ele começou a mudar e essa mudança foi gerando seu crescimento espiritual. Pediu desculpas pela primeira vez no serviço, causando admiração nos colegas, tornou-se menos “encrenqueiro” com as pessoas em geral e, em casa, com os irmãos e a mãe.

Com este primeiro resultado positivo, abriu-se um caminho para que eu pudesse orientá-lo de forma mais direta, fazendo com que confiasse em mim. Ele relegava os estudos a segundo plano. Só pensava na aparência, em fazer halterofilismo, musculação, cultuava seu porte atlético. Disse-lhe para largar tudo isso, pois estava no tempo de estudar, de aprender.

-Mas eu gosto de fazer halteres.

-Fazer o que se gosta é fácil, mas não gera crescimento. Precisamos aprender a fazer o que não gostamos. Isso sim, exige esforço e gera crescimento.

Ele novamente obedeceu, voltou a estudar, entrou na faculdade e, com esforço nos estudos, foi fazer o que gostava: Educação Física. Esse rapaz contava vinte e dois anos quando foi convidado a ser sócio em um empreendimento e quase largou tudo para ganhar dinheiro. Pelo tipo de negócio, teria que parar de estudar. Quando veio me contar, procurei dissuadi-lo: “Você está em idade de aprender, de estudar. Dos trinta e um aos sessenta anos, você pratica tudo que aprendeu e depois dos noventa, descansa.”

Dessa vez, ele aceitou minha orientação, praticou-a, mas não por muito tempo. Sua ambição era mais forte, e ele acabou não resistindo a um segundo convite, feito por uma firma de representações. E nessa, como não dar certo. Ele queria mesmo era ganhar dinheiro, ser microempresário, satisfazer muito seu “ego”.

A principal característica de um líder deve ser a OBEDIENCIA Meishu-Sama era rigoroso com isso. Ele disse que para quem seque docilmente o que ele ensinou, tudo corre bem, sem fracassos, e que há pessoas que não são bem-sucedidas por terem “Ga” (eu,ego) muito forte. É realmente penoso ver os constantes fracassos decorrentes do “Ga”. Esse jovem, por bem, aprende purificando.

Essa sociedade durou três anos, e ele acabou não ganhando o dinheiro que esperava. Veio conversar comigo novamente. Chorando e bastante emocionado, disse-me:”Sensei, me arrependi de ter decidido tudo sozinho, contra sua orientação. Sinto que perdi muito tempo na Obra Divina, pois com esse trabalho e mais faculdade, diminuí bastante minhas dedicações. Estou vendendo minha parte na sociedade e, com esse dinheiro, vou para o Solo Sagrado no Japão.”

E continuou: “Já que entrei nessa firma com o intuito egoísta de ganhar dinheiro, afastei-me das dedicações e da minha missão. Agora, todo esse investindo que fiz por mim, vou retornar para Meishu-Sama, indo ao Solo Sagrado e dedicando mais. Descobri que, indo contra as orientações, não tendo espírito de obediência, a gente “quebra a cara” mesmo”.

E ele dizia que iria me “provar” que daria tudo certo!... Foi ao Solo Sagrado em julho de 1991, vendeu o carro para pagar a viagem ao japão para a irmã, que é membro também, e foram juntos buscando servir e ser úteis, criando o espírito de obediência à Vontade de Deus.

Hoje, ele é um jovem que cuida de uma área de 600 membros dentro de sua Igreja e dedica intensamente na Obra Divina.


Retirado do livro: 'Encontrando um caminho'

8 comentários:

  1. E a vida profissional dele, como vai?

    ResponderExcluir
  2. sempre que leio essa experência me identifico em alguns pontos, sinto q já passou a hora de mudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE PRECISO MUDAR E ACREDITAR MAS TER FÉ TENTAR VENCER MEUS MEDOS...

    ResponderExcluir
  4. LENDO ESTA EXPERIENCIA MARAVILHOSA, VEJO QUE PRECISO MUITO DEDICAR,PRECISO MUDAR URGENTEMENTE, NÃO DEIXAR PARA AMANHÃ SE POSSO FAZER HOJE...OBRIGADO REV.MUITO OBRIGADO MESMO.

    ResponderExcluir
  5. Gostei imensamente do conteúdo explanado na narrativas ...o que me certifica que novas oportunidades nos são sempre expostas. Nesse pensamento salutar peço a Deus por todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço... preciso praticar melhorar como pessoa,ser mais dócil...

    ResponderExcluir
  7. não entendi... mas procurar o seu sustento é ruim?!!! não entendo... penso que temos dedicar, mas também trabalhar...

    ResponderExcluir
  8. Rev.Sakamoto demorei muito mais entendi isso também,quando se pratica a fé com espírito de obediência, Deus nos responde imediatamente com crescimento e vitórias. Muito obrigado pelo trabalho extraordinário que o Sr. Realiza, nos orientando e fortalecendo a nossa fé. Um abraço.

    Brasil

    ResponderExcluir