On 08:13 by Koji Sakamoto   No comments
Todas as pessoas possuem livre arbítrio para decidir seu futuro, seu destino, sua felicidade. É justamente nesse ponto que o homem se diferencia dos outros seres vivos. Ele pode escolher, decidir. Mas é preciso ter parâmetros para isso, ou seja, criar modelos para seguir. É nesse ponto que reside a maior importância da Educação, pois é na infância que se formam grandes homens, os líderes de um novo mundo que está para surgir.
“Até mesmo o grandioso Plano de Deus teve início de um pequeno modelo” disse Mokiti Okada. Assim, fica claro que tudo o que o homem faz necessita de um modelo para que a idéia seja bem concretizada. Na educação dos filhos, não é diferente. Os pais precisam de um modelo que direcione o processo de formação da criança.
O principal objetivo dos pais deve ser a formação de uma criança benevolente. Atingir esse objetivo na prática, não é uma tarefa das mais fáceis, mas é das mais enriquecedoras. Desenvolver na criança sentimentos para que, no futuro, ela possa ser uma pessoa benevolente requer uma boa dose de paciência, algumas pitadas de perseverança e muita percepção. Percepção para saber o momento certo de pedir ajuda, de incentivar esse seu lado mais positivo.
O cotidiano é um grande mestre. Ele nos ensina e nos permite ensinar com as situações mais corriqueiras. Quando meus filhos eram pequenos, eu comprava bombons e os entregava para o mais velho, pedindo que ele os dividisse com a irmã. Na primeira vez que fiz isso, ele não dividiu. Eu o orientei novamente e a cada vez fui lhe dando mais bombons.
Ouvi certa vez a experiência de uma pessoa que contou que sua filha com um ano e meio quis levar café para ele. Ao pegar a xícara, deixou cair e ela se quebrou em pedacinhos. Normalmente, diante de um fato como este, ocorrem broncas e gritaria, mas ele disse à filha que estava tudo bem. Na segunda vez, ela conseguiu trazer o café para o pai, e, ficou muito feliz por ter feito um bem.
A criança deve ser orientada desde pequena a fazer outras pessoas felizes. No entanto este procedimento não é o mais adotado pelos pais. Em vez de serem incentivadas, atitudes espontâneas são geralmente reprimidas. O que é um grande erro.
Um exemplo clássico é quando a mãe ganha um saco de balas. Normalmente ela entrega ao filho mais novo porque ele é o “menorzinho”, o “coitadinho” e precisa comer tudo sozinho. Outras vezes, observando famílias na hora da refeição, quando a quantidade de comida é menor que o numero de pessoas, quase sempre os filhos comem e os pais não. Dentro dos princípios da verdadeira educação, é importante que a criança aprenda a dividir e ceder, sendo que é a missão dos pais, criar algumas situações que desenvolvam esse tipo de comportamento.
A base da educação é desenvolvida dos zero aos três anos de idade. Portanto desde a gestação, deve haver a preocupação de ensinar aos filhos, característica de bondade.
Um dos maiores problemas da educação atualmente é o grande numero de horas que as crianças passam em frente à televisão. Esse fato deve ser profundamente analisado por cada um, não só em relação à quantidade como também em relação à qualidade e conteúdo dos programas. Devemos sempre verificar qual o modelo que está sendo passado por esta ou aquela programação.


A Busca da Verdade

Os problemas e dúvidas referentes à educação, somente serão resolvidos quando esta stiver centrada em Deus. Segundo Mokiti Okada: “Ainda que a pessoa busque a verdade em milhares de livros, se ela não estiver centralizada em Deus acabará por se perder”.


A Missão do Homem

Mokiti Okada orienta que “o homem vem a este mundo com um corpo físico recebido de seus pais e uma alma provinda de Deus” que “o ser humano é uma parte do espírito de Deus, purificando-o, reconduzimo-lo ao seu estado original.
Uma época, acompanhei o caso de uma jovem de 24 anos de idade que passava por muitas dificuldades. Pedi a ela que comprasse uma planta para cuidar. Por várias vezes a plantinha quase morreu, mas depois de um certo tempo, cresceu e floriu. Em seu relatório ela contou que buscando “dar vida” à planta, conseguiu “dar vida a si própria”, mudando inclusive, a maneira de ver as coisas vivas e aquilo que tem beleza.
Segundo Mokiti Okada “A Verdade é o caminho, o Bem é a ação, e o Belo é o sentimento.” À medida que o homem alicerça sua vida nesses três pontos, torna-se um ser humano diferente. Assim o MODELO toma forma.
Na sociedade, se uma pessoa faz o bem, ela se destacadas demais, “torna-se um diamante entre o cascalho”.
Há alguns anos atrás, pedi a algumas jovens no Dia das Mães, para que distribuíssem botões de rosas e cumprimentassem todas as mães do bairro. Entre muitas experiências, uma moça entregou a flor a uma senhora que morava sozinha e esta chorou muito. Emocionada explicou que nem mesmo seu filho ia vê-la, e que ela mesmo sendo uma pessoa estranha, estava lhe ofertando uma rosa. Esta senhora estava doente e a partir desse dia começou a melhorar.
As palavras de Mokiti Okada, traduzem o significado de uma atitude como essa: ”Nobre é o homem que, desejando o bem do próximo, coloca-se em segundo plano.(...) A alegria que sentimos, quando fazemos outras pessoas felizes, é uma felicidade inigualável.”


Às Margens da Sociedade

Uma das grandes preocupações e insegurança dos pais, é deixar seus filhos viverem nesta sociedade repleta de conflitos, violências, agressividades, drogas, etc. as tentações são enormes e estão em toda parte. Como educá-los de modo a não saírem do caminho certo? Esta é a pergunta que não sai da cabeça dos pais. Eles podem ter dúvidas quanto a sua habilidade para orientar os filhos nesses princípios. Também para essas questões Mokiti Okada tem resposta: “Ainda que sejamos inábeis ao falar, se as nossas palavras forem ditas com amor, terão o poder de mover as pessoas”.
Mas um aspecto muito importante do processo de educação que os pais não devem nunca se esquecer, é o desenvolvimento de pontos como: espontaneidade, vontade própria, iniciativa, criatividade. Eles significam o crescimento na atitude mental das crianças. E é muito fácil coloca-los em prática. Basta observar alguns exemplos. Uma mãe que é muito preocupada com o filho, se sente frio logo manda ele colocar o casaco, se sente calor, manda-o tirar. Não espera que ele próprio sinta frio e sinta a necessidade de buscar seu agasalho. É preciso deixar a criança resolver sozinha seus pequenos problemas, deixa-la agir, procurar soluções, tornar-se independente.
Muitos pais sufocam os filhos com excesso de cuidados e pensam que estão fazendo um grande bem. É um enorme engano, estão criando um ser dependente, reprimido, sem vontade própria, sem iniciativa, e nenhum resquício de criatividade. Com tod certeza não estão criando um Homem Verdadeiro.

(Matéria retirada da Revista Nova Era escrita por Koji Sakamoto.)

0 comentários:

Postar um comentário