On 15:22 by Koji Sakamoto   6 comments

Criança superprotegidas resultam em indecisos, dependentes, sem iniciativa e resignados. Mokiti Okada também escreveu muitos ensaios sobre educação, onde afirmou que é preciso deixar a criança ser independente desde os primeiros anos: aprender a se levantar sozinha quando cair, ter iniciativa para resolver suas dificuldades, desenvolver sua espontaneidade e criatividade. É missão dos pais instigar a criança a aprender, a buscar as coisas, a entender o que é limite e que o altruísmo é a base para a felicidade. “Para educar”, dizia Mokiti Okada, “é preciso excluir o apego e ter Deus como guia e a fé como bússola para percorrer com segurança o caminho da vida”. Para ele, a missão de educar é nobre e importante e, por esse motivo, merece muita atenção.

Para facilitar a vida dos pais, estes são alguns pontos importantes para reflexão.

1- Mostre tanto o lado positivo quanto o negativo daquilo que os filhos querem fazer.

2- A superproteção enfraquece a criança, impedindo que ela aprenda a enfrentar os problemas da vida.

3- Ensine-a a conquistar o que deseja, pois a dificuldade colabora no desenvolvimento do espírito de busca.

4- Defina as tarefas a serem executadas com a finalidade de que ela cresça com a vida e, no futuro, torne-se uma pessoa útil a sociedade.

5- Reduza o número de “Não” que diz à criança.

6- Fortaleça sempre o lado positivo (qualidade e virtudes) dela para que se torne um adulto bom.

7- Utilize na sua formação a força de atração (conquista) ao invés da pressão repressão e imposição.

8- Desenvolva nela a espontaneidade, iniciativa, criatividade e vontade própria.

9- Busque a verdadeira educação centralizada por Deus.

10- Procure não atacar o que é errado. Reforce o certo. Geralmente, quando os pais dão uma bronca nos filhos, eles ficam sabendo o que está errado, mas não sabem qual é o certo.

11- Saiba que a total ausência de limites e disciplina causa insegurança às crianças.

12- É importante lembrar sempre que são os pais os responsáveis pela educação dos filhos, porque eles são o reflexo de suas atitudes e pensamentos. Numa árvore, os pais são o tronco, os filhos são os galhos. Se houver problemas no tronco, jamais os galhos irão prosperar. Já se o tronco for sólido dará garantias para os galhos crescerem o máximo que puderem sem receios ou inseguranças.

Só com a constância destas pequenas práticas no dia a dia será possível formar homens com real capacidade de mudar o mundo, transformando-o num lugar muito melhor para todos nós

6 comentários:

  1. Lindo, reverendo!! Muito obrigada pelas suas palavras e carinho!! A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.. E a educação espiritualista é a única que reúne estas possibilidades !! Obrigada!! Um carinhoso abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, profundo e verdadeiro essas orientações, tenho certeza que um dia poderemos criar nossos filhos dentro da espiritualidade e ter certeza que eles são filhos de Deus e que só nos foi dado a sua guarda. Um respeitoso abraço Rev. Koji.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!!! Agradeço a Deus por enviar pessoas iluminadas com vc, sempre nos orientando e contribuindo para nosso crescimento. Te admiro vc consegue transformar o simples em grandioso. Abs.

    ResponderExcluir
  4. obrigada mensagem simples e esclarecedora elas sempre meajudam muito beijos no coraçâo

    ResponderExcluir
  5. Você teria um livro com tais orientações?

    ResponderExcluir
  6. Você poderia me indicar seu livro com orientações para os Pais?
    Meu email é jhou_rmc@hotmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir