On 17:05 by Koji Sakamoto   7 comments

Para fazer brotar a verdadeira gratidão é preciso treinar, praticar constantemente. Como tudo na vida é um exercício. O treinamento prático é saber agradecer as pessoas mais próximas de nós – esposa, marido, filhos, patrão empregado, professores – até nascer a verdadeira gratidão do fundo do coração (sentimento de gratidão).

A cada momento precisamos agradecer tudo e todos. Mesmo as coisas aparentemente ruins, devemos agradecer, pois podem estar acontecendo para possibilitar a ocorrência de futuras coisas boas. Nunca sabemos o que está por trás de cada fato nem qual é a vontade de Deus. Todos já devem ter ouvido falar que “depois da tempestade é que vem a bonança.” Por isso, são quando as coisas não vão (aparentemente) bem que mais precisamos agradecer a Deus. São os momentos mais importantes, porque quando não há problemas é sempre mais fácil.

A questão do agradecimento em qualquer situação depende do ângulo da visão de cada um. Por exemplo: uma pessoa está com muita sede, o dia está muito quente e há apenas um copo d’água. Nesse momento, a pessoa pode pensar de duas maneiras:

1ª – Infelizmente, só há esta pequena quantidade (lamentando, mesmo que tomas esta água não matará sua sede);

2ª – Por outro lado, se ela agradecer por ainda ter aquele gole d’água com aquele calor (mesmo que tomando apenas esta pequena quantidade, com gratidão, conseguirá satisfazer a sede.)

Uma vez conheci uma senhora que perdeu o filho afogado com apenas seis anos. Foi lamentável. Mas esta senhora ao invés de lamuriar, agradeceu a Deus por ter lhe dado oportunidade de viver seis anos junto com o menino. Treinando agradecer as pessoas em qualquer circunstância conseguiremos agradecer também os nossos antepassados. E um dia com a prática constante, a nossa gratidão alcançará Deus.

Para quem já conseguiu atingir este estágio, seria bom continuar evoluindo até conseguir receber a gratidão das outras pessoas. Como prática, aconselho sempre servir o próximo para receber pelo menos um obrigado por dia. Na verdade, o ideal para começar seriam dez “obrigados” diários. Assim, naturalmente a soma desses obrigados fará da pessoa um ser humano virtuoso. E certamente chegará o dia em que ela ganhará a confiança de Deus, sendo agraciada com sua infinita bondade.

É quando a vida estará abençoada num universo de muita gratidão.

7 comentários:

  1. Luciana Venâncio Mineiro6 de maio de 2011 às 21:13

    Muito obrigada por me lembrar disso.Vou procurar agradecer mais e fazer com que as pessoas tenham motivos para me agradecer.
    Tenha um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada! Tudo o que o senhor escreve realmente toca nossa alma.
    Kellen Ahnert

    ResponderExcluir
  3. Já não consigo passar um dia sem saborear suas sábias palavras, seus sentimentos, e os preciosos ensinamentos que compartilha com todos. Obrigada por existir!

    ResponderExcluir
  4. Puxa senhor Koji!, nesses ultimos dias descobri que nao sou grata por tudo que possuo!e isso me deixou muito deprimida! estava precisando ouvir algo desse tipo... quer dizer que existe esperança! basta querer e praticar, muito obrigado, por compartilhar sua sabedoria...

    ResponderExcluir
  5. rosilei oliveira monteiro7 de maio de 2011 às 19:23

    Obrigada Sensei ppor dividir conosco a iluminação recebida de Deus através de seus textos. Realmente se praticarmos todos os dias receber a gratidão do maior nº de pessoas, nos sentimos úteis e aí advem a felicidade.

    ResponderExcluir
  6. olá bom dia conheço a igrja ha 4 anos mais só agora me tornei menbro .
    bem le o livro em busca da felicidade no casamento e encontrando um caminho o livro encontrando o caminho me fez ver como estava errada em relação oa meu noivado hoje acho que perde a permissão de namorar um messianico que para mim ainda é muito especial gostaria muito de contar essa hitoria e apartir dai ter um coselho seu sansei uma orientação .
    me ajude por favor
    obr

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado! é um excelente exercício para a alma e espírito. Graças

    ResponderExcluir