Agradecer o que temos e também o que ainda não conseguimos é uma tarefa das mais difíceis em razão da nossa educação materialista. Mas com treino e humildade podemos fazê-lo com maios naturalidade. Agradecer em qualquer circunstância, fazer o bem aos outros e que eles tenham gratidão por nós é fundamental.
O homem possui uma parte física correspondente ao corpo e à mente, e outra parte relacionada ao espírito. Como vivemos em um mundo essencialmente materialista, só desenvolvemos a primeira (material). As pessoas fazem ginástica para cuidar do corpo, exercitam a mente lendo, estudando. Mas não aprimoram a parte espiritual.
Para ser um homem completo e útil, é preciso ter espírito elevado também, do contrário haverá um vazio interior. As pessoas vivem sem saber qual modelo seguir para enfrentar o mundo material. Todos procuram, na verdade, alguma posição, mas isso não importa. O que realmente conta é a pessoa ser altruísta. Aquele que se empenha em viver humanitariamente é um homem verdadeiro. As pessoas que vivem somando boas ações têm prosperidade em todos os sentidos, tanto material como espiritual.
Não se devem ambicionar somente as coisas materiais, mas praticar atos que façam com que os outros gostem de nós. É o que falta nos dias de hoje. Nosso pensamento deveria estar sempre direcionado neste sentido: o que fazer para ser amado pelas pessoas que nos cercam. O funcionário da empresa em relação aos colegas, o marido em relação à esposa e filhos, os filhos em relação aos pais. Muitas vezes essa preocupação não existe.
Ao educar um filho, o mais importante é ensiná-lo a agradecer e pedir perdão. Sempre lembrando que gratidão gera gratidão. O coração agradecido liga-se diretamente com Deus, tornando a pessoa boa e feliz.
Lamúria gera lamúria, só traz pessimismo e infelicidade. Quem vive agradecendo caminha para a felicidade e quem vive lamuriando caminha para a infelicidade. Este é o caminho na vida diária.
Todo mundo é ou foi filho um dia. Será que agradecemos corretamente aos nossos pais por tudo que fizeram por nós até hoje?
Se ao acordar pela manhã agradecermos por tudo que possuímos, nosso dia será maravilhoso. Iremos encarar os problemas do dia a dia de maneira diferente. A tarefa é agradecer a comida, as roupas, a família, o trabalho, enfim, tudo.
Search
Postagens populares
Seguidores
Quem sou eu
- Koji Sakamoto
- São Paulo, SP, Brazil
- Durante mais de 30 anos tive a permissão de atender centenas de casais ou cada um dos pares, orientar e monitorar até a melhora do relacionamento. A obra lançada em 2008 com o título de A FELICIDADE NO CASAMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA UM é uma edição aprimorada com novas histórias, orientações e principalmente práticas da anterior EM BUSCA DA FELICIDADE NO CASAMENTO lançado em 1998 alcançando uma tiragem de 60.000 exemplares.. Poderemos até entender como uma evolução, não só no seu conteúdo, mas no seu título, pois, com o desenvolvimento das práticas e principalmente as mudanças que vem ocorrendo no mundo invisível e ganhar a permissão de perceber que não basta buscar fora, o que sempre existiu dentro de cada um.
Mais uma vez obrigada Sensei por nos ajudar tanto com seu blog, reavivando nossa memória interior para coisas que realmente tem importância em nossa vida!
ResponderExcluirRealmente é fundamental ensinar aos filhos aimportancia da gratidão e humildade...pois nos dias atuais as crianças e adolecentes geralmente nem aos proprios pais conseguem sentir gratidão ...
ResponderExcluirobrigada e abraços...