On 14:44 by Koji Sakamoto   4 comments
Vejam esta história para que eu possa elucidar com mais um caso de como superar essas “picuinhas” diárias e viver feliz!

Uma senhora veio falar comigo porque não aguentava mais limpar a casa e o marido sujar tudo! Enquanto ela limpava, ele sujava. Aí ela reclamava, reclamava, reclamava e ele, se irritava, se irritava, não dava a mínima atenção para a limpeza da casa que ela tanto prezava. Resultado? conflito em proporções cada vez maiores.
Quando a limpeza está voltada apenas para a satisfação do nosso ego, só vai valer pela limpeza em si, mas não de prática que se faz para gerar bem-estar para a família e felicidade a todos. Se limpamos com espírito de fazer as pessoas se sentirem bem, felizes, recebemos, invisivelmente, a GRATIDÃO dessas pessoas e seremos cada vez mais felizes. Quem nunca entrou num banheiro para usá-lo e sentindo-o tão perfumado e limpo sentiu aquele bem-estar enorme? Pois esse bem-estar gera gratidão que é devolvida para a pessoa que o limpou para que nós usássemos esse banheiro, nos sentindo tão bem! Esse é o verdadeiro valor de uma limpeza, e não o de limpar olhando para ninguém sujar nada! Uma casa existe para as pessoas viverem dentro dela. Impossível viver sem sujar nada, não é? E quem não passou ou conhece alguém que tenha passado por essa situação?
A senhora em questão começou a sofrer com conflitos “aparentemente” pequenos, mas que tinham a tendência de crescer com o tempo, caso o sentimento não mudasse.
O marido trabalhava como vendedor e, quando chegava em casa, entrava com as botas sujas de barro e terra, nem sequer as limpava antes de entrar. Assim, sujava a sala toda, e a esposa, que limpava a casa com todo carinho, ficava irritadíssima e passava a falar de modo alterado com ele, brigando por aquele descaso com ela.
Um dia, ela veio conversar comigo e relatou sua situação:
- Quanto mais eu falo, mais ele faz, mais ele piora!
Como isso gerou um conflito que vinha crescendo, perguntei a ela:
- Por que você limpa em casa?
- Porque é preciso limpar. E a única coisa que peço a ele é que colabore não sujando! - respondeu-me.
- Você deve limpar a casa com o sentimento de fazer o seu marido feliz – retruquei – Se for para deixar a casa sempre intacta, perfeita, para que ninguém suje é melhor que limpe e tranque tudo para ninguém pisar. Se limpá-la para seu marido sentir-se feliz ao entrar, se fizer isso de todo o coração, não se importará mais com as botas sujas dele.
Ela riu quando eu disse que deveria manter a casa trancada, pensou bem e respondeu:
- Tem razão...
Aproveitei e acrescentei:
- Mesmo ele sujando tudo, sinta gratidão, pois ele está dando vida a sua casa. E o ponto mais importante: tenha paciência. Se ele sujar, vá atrás e limpe, sem reclamar, lamuriar, simplesmente vá limpando. E preste atenção: homem não gosta de mulher que reclama o tempo todo.
Ela começou a praticar. Ele entrava sujando, ela agradecia e limpava. E começou até mudar o sentimento em relação ao serviço doméstico: limpava tudo para fazer seu marido feliz. Depois de dez dias praticando, o marido chegou e, sem que ela dissesse nada, tirou as botas na entrada e subiu de meias. E passou a ter esse comportamento sempre. Sem ela soltar NADA de reclamação, apenas fazendo e agradecendo, ele mudou para sempre. A partir de então, para também fazê-la feliz, ele passou a agir sempre assim.
Esse resultado deixa evidente que é muito fácil reverter um quadro negativo para positivo. Basta querer mudar sinceramente. Muitos não têm esse desejo e transformam um grão de areia em algo gigantesco. Neste caso, a esposa não precisou pedir nem falar nada ao marido. Apenas praticou com humildade, mudou seu sentimento. E, quando um muda o sentimento, o outro também mudará naturalmente.
Retirado do livro: "A FELICIDADE DO CASAMENTO ESTÁ DENTRO DE CADA UM"

4 comentários:

  1. É Sensei,este caiu como uma luva para mim,reclamo muito principalmente com roupas e calçados espalhados pela casa,vou tentar me controlar mais,o duro que sempre lembro dessa história ,preciso praticar muito e mudar meus sentimentos em relação a estas picuinhas do dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma grande verdade. Tudo o que fazemos por amor ao próximo, nos retorna também com Amor. Vamos analisar bem essa historia, pois muitos casamentos terminam pela insatisfação dos parceiros no seu dia a dia. Para que ele possa ser um casamento pleno de amor e gratidão temos que ser altruístas.

    ResponderExcluir
  3. Lucia - Jaboticabal/SP31 de janeiro de 2012 às 12:49

    O Senhor tem sempre uma boa historia, para elucidar os fatos. Tenho um casamento feliz, graças aos vários aprimoramentos que tive com o senhor, há mais de vinte anos atrás.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido essa experiência,foi muito bom reler e praticar como tenho feito sempre com suas orientações,tenho 3 filhos e estou sempre recorrendo ao senhor pra me orientar ... Já meu esposo que é muito organizado aprimora comigo eu que deixo os sapatos na sala rsrs... Um grande abraço, muito obrigada...

    ResponderExcluir